As Crianças e o Natal na Colômbia
No ano passado, nosso primeiro Natal fora do Brasil, decidimos que não iríamos ao país para as festas de fim de ano. Felizmente, conseguimos trazer quase toda a família para estar aqui conosco neste período. Foi uma experiência super bacana e diferente para todos nós, especialmente, porque o Natal é uma data muito especial para os colombianos. Sendo assim, é muito esperado e comemorado por eles.
Curiosidades sobre o Natal da Colômbia
O clima do Natal na Colômbia é muito forte, seja pelas cidades cheias de enfeites e luzes, seja pela quantidade de itens de Natal que encontramos à venda no comércio, até no comportamento das pessoas e todos os eventos e festividades em torno da data. Significa dizer que as tradições natalinas são super presentes por aqui.
As cidades todas decoradas são um espetáculo à parte. É muito bonito sair pelas ruas, especialmente à noite, para observar e admirar as ruas, árvores, shoppings, edifícios cheios de luzes e enfeites.
Além disso, a Colômbia é um país extremamente católico, de modo que a maioria das pessoas e famílias (ainda) observa com muito rigor as tradições e festas católicas/cristãs. Assim, o Natal, que apesar de ser uma festa universal é também uma das principais festas cristãs, não é só comemorado mas mesmo reverenciado por quase todos.
É muito comum vermos árvores enfeitadas e luzes por toda a cidade, mas nunca falta o símbolo mais cristão de todos os enfeites, que é o presépio. Acontecem até exposições de presépios pela cidade. Todos convivem bem e harmoniosamente: a árvore, o presépio e tudo que trazem consigo!
Outra coisa bem curiosa que mostra o quanto a data é importante é que o clima de Natal começa bem cedo. No final de setembro e início de outubro já é possível encontrar itens de Natal, como roupas, acessórios e enfeites, e a cidade já começa a se transformar. Só não é mais forte, porque até 31 de outubro ainda existe a concorrência com o Halloween, que também é muito tradicional na Colômbia (leia mais sobre o tema aqui). No comecinho de novembro, já sem concorrência, o clima (e os itens) de Natal tomam conta de todo o comércio.
Como eu gosto muito de comemorar o Natal, seja pelos eventos em família, seja pelo significado cristão que a data tem, viver esse clima na Colômbia foi uma grata surpresa. Em Bogotá, especificamente, o friozinho típico da cidade é um atrativo a mais para quem gosta do clima!
As tradições infantis
As tradições natalinas voltadas para as crianças estão quase sempre relacionadas com a entrega de presentes. Tradicionalmente, nos países iberoamericamos, como é o caso da Colômbia, há três personagens que dão presentes aos pequenos na época do Natal: os três reis magos, o Papai Noel e o próprio Menino Jesus.
Aqui na Colombia, Papai Noel e o Menino Jesus concorrem na entrega de presentes da noite de 24 para 25 de dezembro. Os três reis magos, que trazem os presentes na noite de 05 para 06 de janeiro não são muito vistos por aqui, embora seja uma tradição super forte na Espanha e em alguns países latinoamericanos como a Argentina.
O Papai Noel, personagem natalino presente em quase todo o mundo, o velhinho barbudo e muito querido de todas as crianças, que distribui presentes para os pequenos pelas chaminés das casas, na noite de Natal é ansiosamente aguardado. Toda a fantasia em torno dele, da casa no Polo Norte e sua fábrica de brinquedos, é um tempero super especial para a data na imaginação dos pequenos. Pedidos, cartas e tudo o mais dão o tom dos dias que antecedem à festa e a expectativa é sempre grande.
O mesmo se faz com o Menino Jesus, que também entrega seus presentes na mesma data. É interessante que para os cristãos é muito significativo pedir presentes ao Menino Jesus. Aquele que nasceu para ser o Salvador, cresceu, morreu , ressuscitou e voltou ao céu, retorna todos os anos, na data em que se comemora o seu nascimento, para presentear os meninos e meninas que esperam por ele.
Leia Também: Natal com crianças em Calgary; Natal em Orlando, a cidade mágica.
Para o comércio, essa “concorrência” parece excelente. Nas famílias que adotam ambas as tradições, as crianças ganham presentes do Papai Noel e do Menino Jesus. E, claro, como em quase todo o mundo, para as lojas, a data é a melhor de todas. São inúmeras ofertas de produtos, brinquedos e presentes de todo tipo. É possível, inclusive, encontrarmos muitas promoções para incentivar ainda mais o consumo.
Natal é uma data cheia de significado e sentimentos. Acredito que muito marcante na vida de muitos adultos, e especialmente na vida das crianças. Lembro-me de esperar o ano todo pela chegada do Natal quando era criança, não somente pelos presentes, mas também porque era tempo de estar em família, de viver momentos super divertidos e muito especiais. Sempre foi para mim a melhor época do ano. E meu desejo é que seja assim também para todos os nossos brasileirinhos ao redor do mundo, seja qual for a tradição do lugar em que estiverem.
Feliz Natal a todos vocês e até a próxima!
1 Comentário
[…] Natal aqui na Colômbia, de forma geral e em especial para as crianças. Caso não tenha lido, veja aqui. Hoje quero falar um pouco sobre duas tradições natalinas colombianas muito fortes: o Dia das […]