Aqui na Ásia existe um capricho mais que especial para as celebrações. O que difere, entretanto, são as datas e tipos de festividade. Enquanto no ocidente temos toda a mágica natalina e aquele clima de organização e definição de metas para o ano que vai chegar, por aqui, vemos um Natal mais construído para atender os anseios e expectativas dos estrangeiros que estão longe de casa.
Embora os shoppings e principais lojas tenham uma decoração impecável, por aqui não sentimos aquela mágica do Natal. No meu primeiro ano morando em Hong Kong, confesso que fiquei muito frustrada. Todavia, tudo mudou quando chegou a época do Ano Novo Chinês!
Neste momento, vi a cidade brilhar, tudo ricamente decorado de vermelho e dourado, muita gente nas ruas e as pessoas incrivelmente mais gentis e sorridentes! Após algumas pesquisas e conversas, entendi que o Ano Lunar ou Ano Novo Chinês é a festa mais importante e celebrada pelos asiáticos.
Quero compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre este período superespecial que em breve comemoraremos novamente.
Decorações do Ano Novo Chinês
Nesta época do ano, as casas são cuidadosamente ornamentas com as plantas da sorte. Existe uma tradição de que algumas semanas antes da comemoração do Ano Novo Chinês, as casas devem ser limpas e desentulhadas. São feitas previsões astrológicas para planos de carreira, casamentos e até de engravidar (por aqui eles levam o horóscopo chinês super a sério), tudo de acordo com seu signo e a relação dele com o animal que será o regente do ano novo.
A tradição de presentear
Também é um período de presentear, a tradição mais comum (que inclusive já adotamos) é colocar dinheiro em pequenos envelopes vermelhos e dar para os funcionários do prédio em que moramos, motorista do ônibus, entre outros. Dizem que quem é generoso nesta época terá um ano cheio de prosperidade.
Não é raro vermos muitas frutas cítricas compondo a decoração. As mais comuns são pequenas laranjeiras, bambus e cerejeiras. É extremamente comum vermos laranjas e mexericas em embalagens presenteáveis ou plantadas em grandes vasos que decoram lojas, recepções de prédios residenciais e empresas. Todas elas possuem um significado afortunado e próspero.
A cor vermelha predominante na decoração significa vitalidade, riqueza e prosperidade. Por aqui, grandes marcas de vestuário, inclusive, possuem coleções exclusivas para o Ano Novo Chinês.
Saiba mais sobre algumas tradições do Ano Novo Chinês e sobre o que esperar no ano do porco clicando aqui e aqui.
Comidas do Ano Novo Chinês
No dia do Ano Novo, as famílias se reúnem para comemorar e celebrar. A comida tem um papel muito importante para o chinês, eles procuram preparar uma grande quantidade de pratos, o que significa muita prosperidade e abundância para o próximo ano.
A comida é preparada com antecedência. Há uma superstição popular que diz que todas as facas e tesouras devem ser mantidas à distância durante os primeiros dias do ano novo, para que não cortem a boa sorte para o próximo ano.
Então, ninguém cozinha nem corta cabelo nestes dias.
Culto aos ancestrais
Os orientais são extremamente religiosos, então, nesta celebração não poderia faltar o culto aos ancestrais. Na véspera do ano novo, as pessoas visitam os templos com flores, frutas, incensos e outras oferendas para homenagear os mortos. Eles pedem aos espíritos de seus antepassados sorte e prosperidade. Para os chineses é muito importante manter os espíritos familiares satisfeitos e apaziguados para que eles lhes garantam sorte no ano novo.
Outro detalhe importante é o tamanho do feriado. Minhas crianças, como estudam em escola local, tem um recesso escolar de 12 dias! É uma celebração tão importante, que este é o único recesso que não é seguido por provas!
Mas não pense que é fácil viajar pela Ásia nesta época! Todos os meios de transporte e pontos turísticos ficam superlotados de uma forma que só quem vive por aqui sabe como é!
No próximo texto, eu conto para vocês o que esperar em 2020, o ano do rato!
4 Comentários
Que interessante. Adorei as curiosidades das tesouras/facas e dos envelopes com dinheiro. Tem algum valor médio para presentear? Fiquei curiosa!
[…] Leia mais sobre o Ano Novo Chinês: a festa mais importante e celebrada pelos asiáticos […]
[…] Leia também: Ano Novo Chinês: a festa mais importante e celebrada pelos asiáticos […]
[…] Leia o texto na íntegra em maesmundoafora.com […]