Chega dezembro e as pessoas que vivem no Hemisfério Norte esquecem um pouco do frio que faz lá fora e saem para passear e se contagiar com os encantadores Mercados de Natal. Na Bélgica, como na maioria dos países europeus, esses mercados fazem parte da tradição de festividades de fim de ano e, com certeza, merecem não só uma, mas muitas visitas.
Muita gastronomia e bebidas quentes para aplacar o vento congelante, artesanatos locais e internacionais para aquele presentinho de última hora, música, luz e magia natalina para curtir com toda a família. Assim são nossos mercados natalinos! E para saber um pouco mais e criar uma “vontadezinha” de visitá-los, acompanhe:
Mercado de Natal de Bruxelas
A Grand Place, marco turístico da capital belga, já é uma maravilha despida de ornamentos. Durante as festividades natalinas, quando há apresentação de luz e som envolvendo os olhos encantados e os suspiros dos que ali se encontram, é ainda mais surpreendente. O espetáculo dura em torno de 15 minutos e os prédios ficam iluminados dançando sincronizados com a música. Para acompanhar toda essa magia, uma grande árvore de Natal é posta no centro da praça e um lindo presépio, semivivo, em outro cantinho. Tudo para hipnotizar crianças e adultos. Informações e mapa aqui (site em inglês e francês).
Leia também O Natal na França para crianças e adultos se maravilharem
Além da Grand Place, também há mais de 200 estandes espalhados pelas Place de la Monnaie, Place du Marché de Piments e Place Sainte-Catherine. Nesta última, são também montadas pistas de patinação de gelo e uma grande Roda Gigante, além de ser o mercado mais completo, com barracas de candeeiros muito alegres, grinaldas multicoloridas e pantufas para aquecer os pés.
A gastronomia fica por conta das famosas batatas fritas belgas, comidas locais como o Boudin de Noel e Tartiflette, dos queijos, chocolates, crepes e waffles (gaufres em francês). Caminhe e se deixe envolver pelos cheiros e sabores natalinos e desfrute do ambiente.
Mercado de Natal de Gent ou Ghent
Gent é uma cidade rica em história, arquitetura e beleza. Localizada a 60 quilômetros de Bruxelas, já na parte neerlandesa, por si só já vale o passeio, mas durante as festividades de fim de ano, absorve a magia do Natal.
O mercado de Natal na praça principal (Sint-Baafsplein) é lindíssimo e enorme! Muitas opções de bebidas, comidas e doces. Para a ocasião, Gent instala uma pista de patinação sob os seus salões.
Aproveite o tempo para descobrir os estandes de artesãos e encontrar o presente de última hora, e para beber um vinho quente em uma das muitas barraquinhas de especialidades culinárias. Desfrute de uma panqueca ou waffle e contemple a vista da cidade a partir da roda gigante, que se eleva a uma altura de mais de 30 metros.
O Castelo dos Condes, ponto turístico da cidade, se transforma em um palácio de fadas para as festividades Natalinas.

Mercado de Natal de Bruxelas – Fonte: pixabay.com
Mercado de Natal de Bruges
Independentemente da época do ano, Bruges, de forma justa, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica. É uma espécie de conto de fadas.
No Natal, a cidade se enche de luzes cintilantes, belas e refinadas decorações e barracas de vinho quente que agradam ao paladar. A cidade é simplesmente mágica nesta época. A iluminação do espaço público é exuberante, há árvores de Natal nas janelas de todos os edifícios, e as decorações natalinas invadem as lojas e recantos do centro histórico. Não menos relevante, toda a gente parece imbuída do espírito natalino, festivo e solidário.
E tudo na bela praça central, com o magnífico Campanário de Bruges como pano de fundo. Um segundo mercado de Natal também acontece na Place Simon Stevin, com muitas barracas de artesanato, com destaque para as belas decorações de madeira pintadas à mão encontradas em Wohlfahrt. Para os amantes da patinação no gelo, a época do Natal é muito propícia.
Em Bruges também acontece o Festival de Esculturas de Gelo, que este ano celebra o 25º aniversário da Disneylândia Paris. Artistas de todo o mundo trazem um mundo mágico de emoção no gelo.
Mercado de Natal em Liège
A maior e mais antiga Aldeia de Natal na Bélgica está localizada na cidade de Liège, a 100 km da capital.
Todos os anos, há mais de 30 anos, a magia do Natal invade a bela cidade de Liège. Eles contam com mais de 200 estandes para atrair visitantes de diferentes lugares e idades. Coros, grupos musicais e dançarinos folclóricos ajudam a tornar este momento particularmente encantador.
A cidade funciona como uma aldeia real, com seu Mayeûr, uma espécie de prefeito e chefe da aldeia, seus conselheiros e vereadores. Todos encarregados de animar as ruas e alimentar uma atmosfera amigável e única na Bélgica. Não perca o tobogã em frente ao Palácio dos Príncipes Bispos e a roda-gigante.
Um estande de presentes que se destaca é o de “bolas de Natal”, onde são encontradas bolas de vidros decoradas e feitas artesanalmente.

Vinho quente, tradicional nos Mercados de Natal belgas. Fonte: pixabay.com
Mercado de Natal de Durbuy
Considerada a “menor cidade do mundo”, ela também é responsável por organizar um dos mais belos mercados de Natal da Bélgica! Chalés decorados, presépios, canções e contos de Natal tomam conta dos pitorescos becos de Durbuy durante todo o mês de dezembro. Uma pista de gelo também é instalada para deleite das crianças e adolescentes.
Durbuy é uma cidade pitoresca e encantadora. Vale aproveitar outros pontos turísticos que há por lá. Por ser bem pequenininha, um dia é suficiente para ver toda as atrações e ao final, degustar um delicioso waffle com chocolate.
Mercado de Natal de Antuérpia
Antuérpia brilha intensamente durante as férias de Natal. O tradicional mercado é montado no coração da Cidade Velha, com uma bela pista de gelo no Groenplaats e três lindas árvores de Natal localizadas na Grand Place, no Handshoenmarkt e no Koningin Astridplein.
As bancas do mercado de Natal – Kerstmarkt Antwerpen – são uma oportunidade para encontrar presentes de todos os tipos, decorações de Natal e especialidades gastronômicas locais. Vale a pena desfrutar de um bom copo de Glühwein (vinho quente) ou de uma cerveja local.
No início de janeiro, há o espetáculo da “Kerstboomverbranding”, quando há a queima das árvores de Natal em uma enorme fogueira. Toda a programação, horários e atividades você encontra aqui (sie em inglês).
Convite feito! Feliz Natal e desfrutem este doce momento ao lado dos que te fazem bem!