Resoluções de Ano Novo: mais amor por favor!
Época de balanço. Não há quem não pense em revisar o ano anterior e traçar algumas metas para o próximo ano. E assim todos nós somos picados pelo “bichinho” das resoluções de ano novo.
Claro que cada um faz sua lista com suas proposições. Muitas vezes as metas são “velhas conhecidas”, tais como emagrecer, voltar para a academia, parar de fumar, arrumar armários e gavetas, etc e etc. Mas eu quero propor um desafio para milhares de mães e famílias de brasileirinhos pelo mundo. Ousada, né?
Bem, queria propor que dentre suas proposições esteja o item: mais amor, por favor! Mais amor pela língua portuguesa, mais amor pela cultura brasileira!
Calma que eu explico…
Um contingente enorme de pessoas cria seus filhos, brasileirinhos de nascença ou de herança, pelos quatro cantos do mundo. Lugares diferentes, culturas diferentes com diferentes línguas. E é absolutamente natural que estejam imersos e adaptados ao modus vivendi de cada localidade. Mas, e o background? E o que levamos em nossas malas internas quando nos mudamos do Brasil?
A verdade é que a riqueza da multiculturalidade só traz benefícios para os nossos filhos. Ela só agrega, soma, amplia a visão de mundo construindo cidadãos globalizados, mais resilientes e tolerantes. Crianças, jovens e adultos mais instrumentalizados a tomar decisões e, consequentemente, mais aptos para alcançarem seus objetivos.
Gosto muito de um artigo que traz exemplos cotidianos da influência da língua e cultura no modo de construir a visão individual do mundo. Acho que ilustra bem o que estamos tentando discutir neste texto (acesse o artigo aqui).
Portanto, o desafio que lanço como resolução de ano novo é ofertar mais Brasil aos seus filhos! Aqui não vai um pingo de política, situação econômica ou estereótipos frequentemente associados ao Brasil ou brasileiros. Estou falando de língua portuguesa e cultura brasileira e ponto final.
Leia também : Língua Portuguesa vai na bagagem de mão?
Doses diárias de brasilidade para nossos filhos
A tarefa de ofertar mais experiências e ampliar o repertório de brasilidade em nossos filhos não é nada fácil. Exige dedicação. Pressupõe força de vontade e perseverança. Mas o produto disso tudo não pode ser outro senão um sentimento de plenitude.
Sabe aquele momento em que o filho aprende a andar de bicicleta, ou joga fora a chupeta, ou faz uma linda apresentação na escola, ou resolve um conflito entre amigos? Sabem do que eu estou falando? São esses momentos em que os filhos conquistam algo, não importa o tamanho, o valor ou a falta de ineditismo – são esses momentos que nos enchem de plenitude como pais, mães e até educadores. Essa sensação de efetivamente gerar um impacto positivo no processo de crescimento dos nossos filhos e é disto que eu estou falando.
Possibilitar experiências com a língua e cultura do nosso país pode sim fazer com que esse sentimento tome conta de nossos corações e imprima boas memórias em nossos filhos.
Então em 2019, vamos…
Vamos falar mais português! Não importa quanto mais, vamos falar português com nossos filhos. Vamos conversar, ler e contar histórias, falar com parentes no Brasil.
E música, vale? Claro que sim! Há tanta música de boa qualidade. E não importa a idade, não. Tem canção de ninar, músicas infantis associadas a gestos e brincadeiras, música instrumental de compositores brasileiros famosos nascidos em diferentes épocas, ritmos regionais (samba, frevo, forró, e por aí vai). Prefere rock? Desde os anos 50 são produzidos rock de qualidade na terra brasilis. Rap? Também tem, trazendo mensagens das periferias o hip hop brasileiro pode surpreender jovens criados em outras culturas. E um almocinho regado a bossa nova? Delícia!
Falando em almocinho, quem pode resistir à maravilhosa culinária brasileira? E não estou falando só de brigadeiros, coxinhas e pão de queijo. Se bem que essas delícias podem agradar diferentes paladares. Relembre aqueles pratos que te davam água na boca durante a infância. Faça uma listinha e os prepare durante o ano. Não sabe a receita? Melhor ainda! Faça uma pesquisa na internet, ligue para sua mãe, tia ou amiga, envolva seus filhos nesse processo de preparo. Aposto que todos vão adorar!
Artes! Há tantas expressões plásticas que retratam o Brasil. Tantos artistas brasileiros de renome. Não sabe por onde começar? Bem, eu adoro o movimento modernista, e acho que apresentar Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti aos nossos filhos é um presente. Tenho certeza que as crianças adorariam uma tarde de reprodução de obras de artes.
Se pularmos para a literatura também não nos faltará opções. Contos, poesias, romances, lendas, crônicas. Faça boas escolhas baseadas no nível de compreensão da criança ou jovem.
Toda a produção audiovisual brasileira também deve ser apresentada aos nossos brasileirinhos. E nessa gama eu posso indicar desde assistir desenhos animados até filmes que já tiveram indicação para o Oscar americano (claro que a faixa etária de interesse é bem ampla também!). Também me atrevo a acrescentar aqui as opções das novas mídias, como canais do Youtube. Fique atento a qualidade de conteúdo, claro!
No caso de seu filho gostar ou praticar algum esporte, e lembrando que o Brasil não é apenas o país do futebol, apresente atletas brasileiros para ele. Com todo o respeito, o Brasil não é apenas Neymar, é também Maria Esther Bueno, Pelé, Ayrton Senna, Dayane dos Santos, Gustavo Borges, Hortênsia, Oscar, João do Pulo, e uma lista sem fim. Vale uma pesquisa pelo esporte preferido dos pequenos e pequenas.
E quem não gosta de uma festa ou feriado? Celebre as principais festas brasileiras. Apresente os feriados brasileiros e um pouco da história do país. Em caso de ter a mesma data comemorativa no Brasil e no país que vive atualmente, conversem sobre as semelhanças e diferenças.
Feriados históricos podem ter o apoio em visitas virtuais a museus brasileiros, como por exemplo o Museu Imperial. Para acessar diferentes links de museus, não só brasileiros, você pode clicar aqui.
Essas são algumas possibilidades de caminhos a serem explorados. Com certeza seu coração e suas memórias trarão mais mil outras alternativas.
“Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo! Que tudo se realize no ano que vai nascer… Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!”
2 Comentários
[…] Leia também Resoluções de Ano Novo: mais amor por favor! […]
[…] Leia ainda: Resoluções de Ano Novo: mais amor por favor! […]