Raiz Mirim: uma organização belga-brasileira em prol da língua portuguesa
No último dia 18 de novembro, fui convidada a participar de um simpósio promovido pela ONG belga-brasileira Raiz Mirim na cidade de Bruxelas. Integrei uma mesa de discussões sobre os “Desafios do Português como língua de herança”. Tratava-se da primeira Feira de Educação na Bélgica promovida e dedicada aos imigrantes brasileiros.
Foram dois dias de muita discussão, aprendizagem e, principalmente, de integração e apoio entre profissionais da educação brasileira espalhados pelo mundo. Eles conseguiram reunir uma imensa comunidade canarinha em prol da língua e cultura de origem.
Não há dados oficiais e atualizados sobre a quantidade de expatriados brasileiros na Bélgica. O último levantamento feito pela oficina de estrangeiros, em 2008, apontava a presença de 4.000 cidadãos, porém esse número retrata apenas os que estavam oficialmente legalizados no país. Calcula-se um número muito maior se considerarmos os que vivem em situação irregular, algo em entre 40.000 e 50.000 pessoas. Assim, a criação de um evento que permita conhecer, discutir e buscar soluções para uma melhor adaptação e inclusão desse grupo, sem perder a nossa raiz, é extremamente necessária.
Assim que cheguei na Bélgica busquei informações sobre projetos e organizações brasileiras para conhecer melhor a comunidade local e me integrar. Buscava também oferecer meus conhecimentos técnicos e, no futuro, inserir meu filho nas atividades de POLH. E foi assim que cheguei até o Raiz Mirim, uma organização sem fins lucrativos. Ela foi fundada em 2010, por uma brasileira que se apaixonou pela Bélgica, mas sem perder o amor pelo Brasil, e resolveu manter as nossas origens através da integração dos brasileirinhos.

Primeira Feira da Educação realizada em Bruxelas pelo Raiz Mirim
O primeiro projeto do Raiz Mirim, mantido até hoje, teve início em 2006, em parceria com a Embaixada Brasileira na Bélgica. Semanalmente, a sede do Consulado abre suas portas para brasileirinhos de 6 a 12 anos, para o aprendizado da língua portuguesa e o contato com diversos aspectos da nossa cultura. As crianças, acompanhadas de seus pais, imergem na cultura brasileira através de nossas canções, atividades lúdicas, projeção de filmes, aulas de português, geografia e história.
Atualmente, o Raiz Mirim conta com uma sede na cidade de Bruxelas, onde trabalha com as famílias lusófonas imigradas na Bélgica, auxiliando-as no seu processo de integração no país de acolhida, dando informações sobre seus direitos e deveres, além das áreas de saúde, educação e justiça. Desse modo, contribuem para melhorar a vida destas famílias, buscado também valorizar e tornar viva a cultura do país de origem.
Atividades para crianças e adultos
Dentre as atividades desenvolvidas em sua sede, no bairro de Saint Gilles, destaco:
-
Para crianças: a partir dos 5 anos de idade, há aulas de português e atividades culturais. Durante o período de férias escolares, há estágios com ateliês de música e arte. A Raiz também mantém as atividades com as crianças no Consulado toda quarta-feira à tarde.
-
Para adultos: acolhida e acompanhamento social e psicológico; ateliê de artes para mulheres (Projeto Semeando); curso de português para estrangeiros; curso de francês e mesa de conversação; e algo bastante interessante: curso preparatório para o ENCCEJA (o exame para conclusão do Ensino Médio Brasileiro), que pode ser realizado no exterior.
Leia também: Então o que é POLH ou PLH?
E como fui convidada a participar do Simpósio? Após alguns desencontros, enfim chego à sede da Raiz para um bate-papo com a coordenadora, Núbia Almeida, que me apresentou todo o caminho do projeto com muito amor e entusiasmo. Casos de difícil adaptação à Bélgica, de violência de gênero, de desintegração familiar e falsas promessas são habitualmente encaminhados à Raiz Mirim. A instituição se propõe a apoiar e prestar a máxima ajuda aos imigrantes que, muitas vezes, não falam o idioma local e, em alguns casos, estão ilegalmente no país.
Além disso, a preocupação em manter o continuado aprendizado da língua portuguesa dos brasileirinhos, assim como o contato com diversos aspectos da nossa cultura, faz com que a Raiz Mirim seja uma importante organização de acolhimento, encontro e aconchego para nós, expatriados e imigrantes.
Todo o trabalho é desenvolvido por voluntários e a organização se mantém através de doações e dos valores (mínimos) cobrados pelos cursos e atividades. A história da sua sede é interessante: St. Gilles é um bairro de imigrantes em Bruxelas e a concentração de lusófonos é gigantesca. Antes, o local abrigava um convento e após a sua desativação, freiras locais deixaram o edifício aos cuidados do clero brasileiro. Hoje, o prédio é residência dos padres brasileiros que trabalham em Bruxelas, que cederam um espaço ao Raiz Mirim (que não possui associação religiosa com a Igreja Católica).
Durante a Primeira Feira da Educação promovida pelo Raiz em Bruxelas, além de palestras sobre vários projetos de arte, esporte e empreendedorismo, também aconteceram ateliês para os pequenos com músicas, contadoção de histórias e teatro. Eventos como este são merecedores de destaque e continuação. São importantes não só para as comunidades brasileiras no exterior, mas também para a divulgação da nossa linda cultura nos países acolhedores.
Quer conhecer mais sobre o Projeto Raíz Mirim? Entre em contato:
Raiz Mirim ASBL – Rue Vanderschrick, 103 – St. Gilles, Bruxelas – Bélgica
Tel: 0492 87 26 57
Email: info@raizmirim.org
Coordenadora: Núbia Almeida
4 Comentários
[…] Leia também: Raiz Mirim: uma organização belga em prol da língua portuguesa […]
[…] Leia também: Raiz mirim: uma organização belga em prol da língua portuguesa […]
Adorei a matéria! Preciso muita da ajuda de vcs. Mantenho a língua portuguesa em casa, somos brasileiros.
Meu filho 2 anos e 9 meses não fala nenhuma palavra. Preciso de ajuda para desenvolver a fala dele, vcs poderiam me ajudar , fonoaudióloga ou pedagoga, alguém que possa ajudar no desenvolvimento . Gratidão
Katty king ( Moro 100 km de Bruxelas , em lommel.
Olá Katty, tudo bem?
Obrigada por ler o artigo. Fico feliz que tenha gostado.
Eu já não vivo mais na Bélgica, assim que não poderei ajudá-la diretamente na indicação de profissionais.
O projeto Raiz Mirim trabalha essencialmente com a integração de famílias brasileiras na Bélgica e em manter o português como língua de herança, com aulas e atividades em português para as crianças.
Acredito que não há atendimentos fonoaudiologicos, mas você pode contatá-los e solicitar a indicação de um profissional. (https://www.raizmirim.org/contato/)
Ademais, há um grupo de mulheres (e mães) brasileiras na Bélgica no facebook que, com certeza poderá auxiliá-la (https://www.facebook.com/groups/808352689940814) e (https://www.facebook.com/groups/128055127272421)
Abraços!