Português como língua de herança em Dubai
Olá, mamães de brasileirinhos espalhadas por esse mundo afora! Eu sou a Magaly Quadros, tenho uma filha de 15 anos, e moro em Dubai há 10 anos. Vim pra cá acompanhando meu marido. A transição foi ao mesmo tempo excitante e dolorosa; sensações tão estranhas vividas simultaneamente.
E aqui estou, em Dubai, um lugar que desperta a curiosidade e o interesse de muitos!
É como mãe que quero falar um pouco da minha experiência neste país, experiência baseada em uma escolha importante que fiz quando saí do Brasil: a de manter a língua portuguesa com minha filha. Escolha que foi decidida desde sempre, mas por nunca ter morado fora do Brasil antes, ingenuamente presumi que apenas falando português em casa, bastaria. Mas não bastou! Além de falar somente em português em casa e de viajar para o Brasil todos os anos, no segundo ano morando em Dubai, minha filha disse que não se lembrava do que era Festa Junina. Fiquei sem palavras… como assim, não se lembrar de uma festa tão típica e que ela mesmo tinha participado? Me deu uma tristeza, um sentimento de perda…
Leia também: Português, uma língua para chamar de sua!
Comecei a refletir muito e a me questionar sobre quem falaria para minha filha das tradições que eu tinha vivido, quem cantaria as músicas típicas da infância brasileira, quem ensinaria as brincadeiras da nossa terra, nossas parlendas, nossas histórias, nossas comidas, nosso jeito peculiar de ser. Ser Brasileiro (e aqui me dou o direito de escrever brasileiro com letra maíuscula, pelo orgulho de sê-lo, terra onde nasci, lugar de onde vim).
Claro que estava muito feliz por morar num país onde minha filha pudesse ter segurança, pudesse ter uma escolaridade diferenciada e outros benefícios. Mas como ela me conheceria de maneira completa, conheceria a minha história e a do pai dela, se ela não soubesse nada da cultura que envolve todo o nosso jeito de pensar, viver e entender o mundo?
E, foi com esse objetivo em mente que comecei a reunir em minha casa, filhos de brasileiros, esses brasileirinhos como a Ana Luiza e muitos que estão ao redor do mundo.
A Hora do Conto em Dubai
Uma vez na semana, reunia-os para ler histórias, cantar músicas da nossa infância, comemorar as datas importantes e brincar com eles da mesma maneira que brincam as crianças no Brasil. Foi assim que nasceu o projeto voluntário A Hora do Conto em Dubai, há 8 anos. No começo sem uma forma definida, mas com objetivos sempre bem claros, e aos poucos foi criando um estilo próprio, foi se solidificando, mas mantendo sempre o mesmo foco, que é oferecer às crianças a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar a língua e cultura brasileiras; oportunidade de conhecer suas raízes e suas influências na própria identidade, para que esse brasileirinho (a) torne-se um adulto capaz de compreender a si mesmo, e o mundo ao seu redor.

Foto: Arquivo pessoal
Durante esses anos, tenho aprendido muito através de cursos sobre língua de herança, crianças de terceria cultura, bilinguismo, multiculturalismo, entre outros. A Hora do Conto em Dubai também tem aprendido com outras iniciativas espalhadas pela Europa e Estados Unidos, com muitas das quais temos parcerias. Tenho uma profunda gratidão por todas essas inicicativas!
E, assim, hoje o projeto acontece em uma escola, e conta com o apoio legal de uma Organização internacional de Língua Materna – LanguageOne; tem neste ano mais de 60 crianças inscritas, divididas em quatro turmas, 4 professoras e muitos pais que ajudam no desenvolvimento do projeto.
O resultado é valioso. Ver as crianças interagindo na sua língua de herança e com outras crianças é muito gratificante!
Como funciona o projeto?
Costumo usar o poema Canção do Exílio de exemplo e embora não tendo sido mandada embora do meu país, saí porque quis , o meu desejo é mostrar para as crianças daqui que as aves do Brasil gorjeiam da maneira própria; as palmeiras de lá também são diferentes das de cá… Não são piores nem melhores, são apenas diferentes. Essa visão da diversidade cultural e linguística de valor inestimável. E se não mostrarmos, quem o fará ?
O projeto desde o seu início preza pelo ensino interativo, participativo, usando brincadeiras, cantigas, histórias, arte, teatro, dança, muito diálogo, muita falação e momentos descontraídos das brincaderias espontâneas.
Além desse alvo de trabalhar a socialiazação da criança na cultura brasileira através da Língua Portuguesa, a Hora do Conto em Dubai tem a preocupação de auxiliar as famílias a entenderem o conceito de língua de herança, multiculturalismo, bilinguismo, buscando oferecer capacitação e disponibilizar materiais de apoio sobre esses temas. Entendemos que os pais são os nossos primeiros parceiros e é essa parceria que determina o sucesso de um projeto como esse. Agradeço de coração a parceria dos pais da Hora do Conto em Dubai.
Termino com Aquarela do Brasil de Ary Barroso!
Brasil, meu Brasil Brasileiro,
Vou cantar-te nos meus versos!
Meu desejo sempre,
Até a próxima!
19 Comentários
Este trabalho é muito lindo e valioso! Tiro chapéu para Magaly e o amor e capacidade que ela tem de passar amor por e ensinar as crianças a riqueza e valor da cultura da herança, Brasil! Parabéns Magaly! EXCELENTE!!!
Obrigada querida! Vale demais ler palavras como as suas.
Parabéns pelo lindo projeto. Encantador!!! Eu li o seu artigo no livro POLH na Europa e achei fantástico. Mais uma vez, desejo muito sucesso para a “Hora do Conto em Dubai”. Beijos.
Obrigada Rhaniele! Suas palavras são muito carinhosas e encorajadoras.
Obrigada querida!!!! ❤️❤️
Emocionei com seu texto e mais ainda com seu projeto. E aqui no Brasil tantos pais que não tem esse interesse de passar para os filhos nosso folclore, cantigas, e tradições da nossa diversidade cultural.
Fico feliz por saber que o texto te emocionou. Obrigada pelo carinho.
Também me deixa triste essa realidade!
Bjs
[…] Leia também: Português como língua de herança em Dubai […]
A Hora do conto é o resultado de toda a sua persistência e generosidade Magaly. E quem ganha são as famílias que aproveitam essa oportunidade para estreitar suas relações afetivas e dar oportunidade aos filhos de conjecer, vivenciar e se orgulhar do nosso país e da nossa rica cultura.
Parabéns!!!! Muito orgulho de ter participado um pouquinho dessa iniciativa encantadora.
Obrigada amiga!
[…] um post sobre escolinhas de POLH pelo mundo e a Magaly Quadros sobre a sua experiência com a “Hora do Conto” em Dubai, exemplificando muito bem como o POLH vem se estabelecendo e se […]
Obrigada!!!
Só podemos agradecer e louvar o belo trabalho que a Magaly vem realizando para manter viva nossa língua aqui nos EUA. Parabéns sempre.
Obrigada!
Olá Magaly! pessoas como você ainda nos dá orgulho de ser “Brasileiro” as raízes e cultura não pode ser deletada
se não, não seriamos ninguém!
Houve um tempo em japão, os brasileiros não eram nem brasileiro nem japonês engraçado né? mas triste!
somos uma nação com muitos problema sim, mas somos forte !!
Parabéns um abraço.
Sim, temos nossas raízes!
Obrigada Jonas!!!
Vida longa !
Eis meu forte abraço para você Magaly e todos envolvidos nessa caminhada.
Marcelo Schmidt
Santa Maria RS.
Quanto orgulho de você querida Magaly!
[…] Leia ainda Português como Língua de Herança em Dubai […]