Português como Língua de Herança: dicas para incentivar a escrita das crianças
Você se mudou de país com seus filhos na idade da alfabetização e não quer que eles percam a fluência da língua portuguesa? Fale com eles em português! Assista filmes e desenhos em português. Leia para eles livros em português. Encontre amiguinhos brasileiros para que eles possam brincar juntos. Mas não se esqueça de uma outra fluência que é tão importante quanto, mas bem mais difícil de garantir: a escrita!
Quantas pessoas vocês conhecem que falam corretamente, porém escrevem com vários erros? Se não queremos que o mesmo aconteça com as nossas crianças, não há outro jeito senão se esforçando para que eles tenham contato com a língua culta. Você pode procurar um curso de português na sua cidade, muitos são os lugares com brasileiros que se dedicam a ensinar Português como Língua de Herança ao redor do mundo (aqui você encontra uma lista com várias escolas mapeadas por região). Há também aulas por Skype com professores no Brasil. Um projeto muito legal que existe aqui na Holanda é o Escola Língua-Mãe, que tem exatamente o objetivo de garantir a continuidade do aprendizado do português a crianças (de 6 a 14 anos) que foram alfabetizadas na língua e hoje moram fora do Brasil.
Mas se aulas ainda não são uma opção – seja por falta de um professor ou escola perto de você, seja por falta de grana para bancar as aulas que nem sempre são baratas – o caminho é um só: LIVROS! É quase de graça: pode-se fazer um clube do livro com as outras mães brasileiras para troca de títulos, pedir de presente para as visitas que venham do Brasil e pros parentes que estão lá, pegar na biblioteca pública – muitas têm um ou outro título em português… Você só vai precisar se dedicar, porque nem sempre será fácil.
Depois que eles já são capazes de ler sozinhos, ainda que seja delicioso aquele momento de leitura aos pés da cama antes de dormir para quem até outro dia era o seu bebê, é preciso fazer com que leiam também por conta própria. Se não for antes de dormir, que seja em algum momento do dia reservado para leitura. Se não for todos os dias, pelo menos uma vez por semana. Ainda que eles estejam aprendendo outra(s) língua(s), que tenham dever de casa da escola e você pense “nossa, coitados, já é muita coisa para eles”… sem esforço e insistência dos pais, as crianças imigrantes não têm outra forma de aprender.
É claro que é preciso sensibilidade e compreensão. No primeiro ano de mudança de país, são muitas novidades e enormes desafios, aparecem as dificuldades de adaptação e aprendizado de um novo idioma. Mas, passada essa primeira fase de transição e quando todos já estiverem dominando a nova rotina de vida, não adie!
Faça uma biblioteca com títulos brasileiros em casa. Procure livros com temas que despertem o interesse da criança – você melhor do que ninguém conhece o seu filho! Livros que propõem desafios, que sugerem atividades extras, que estimulam a pesquisa posterior são ótimos! Livrinhos de passatempo com caça-palavras e palavras cruzadas também são valiosos nessa empreitada. Gibis são outra excelente opção e não podem faltar na prateleira. E, claro, não podemos abrir mão dos autores e clássicos de nossa infância e de livros que contam lendas e folclores brasileiros. Porque com a língua vem também a herança cultural. E se os livros nos fazem viajar sem sair do lugar, esse será o melhor jeito de transportar os filhos de volta ao nosso país por alguns momentos do dia.
Leia também: Alfabetização em contexto bilíngue
Tenha também um dicionário de português em casa. Pode ser daqueles pequenos, fáceis para as crianças manusearem, ou com figuras, próprios para iniciantes. Aos poucos, ensine a criança a procurar novas palavras e significados ali. É um novo mundo que se abre! Com crianças um pouco mais velhas, dá até para brincar de escolher palavras e adivinhar o que significam ou propor sinônimos.
É vendo os livros na estante e folheando os exemplares que se despertará nos pequenos leitores o interesse. É pelo esforço (e exemplo) dos pais que se promoverá o hábito da leitura. E é lendo que eles terão contato com a língua culta, visualizarão como as palavras são escritas, as frases são ordenadas, a acentuação é usada. E tudo vai ficando depositado na memória e se transformará em conhecimento.
Depois de ler, sugira que a criança reconte a história para você, por vezes oralmente, mas outras por escrito. Não precisa ser muito grande, não é uma resenha do livro! É simplesmente para que ela pratique a escrita em português. Quanto mais nova e mais recente for o processo de alfabetização, menor será o texto e maior será a dificuldade. Tenha paciência e esteja ali para ajudar e para elogiar. Demonstre interesse pela atividade e o seu resultado.
Se preciso for, proponha a brincadeira e faça você também a sua versão de algum livro. Se o seu pequeno for daqueles que ama criar, possivelmente fará seu próprio livro com histórias autorais, ilustrações e capa! Aí, é correr para fazer uma noite de autógrafos do jovem autor ou autora 😉
Uma outra forma de estimular e treinar a escrita é sugerir que as crianças escrevam cartas para os amiguinhos e para a família que ficou no Brasil. Eles podem incluir um desenho ou foto, contar do dia a dia, do brinquedo novo que ganharam, da viagem que fizeram. Seguindo essa proposta, eles podem escrever os convites do aniversário ou para um playdate, bilhetes para a professora, listas de compras, quadro de tarefas da semana… Vale tudo para treinar a escrita! Depois de prontas, as cartas podem ser colocadas no correio. Parece antigo. E é! Mas é uma forma lúdica e linda de estimulá-los. Quem não se anima em colocar uma cartinha no envelope e depositá-la numa caixa postal?
Essas são algumas técnicas que tenho adotado aqui em casa com a minha filha de oito anos e têm dado resultado. Espero que ajude vocês também. No próximo texto, farei uma lista de sugestão de títulos para compor uma biblioteca bem legal para seus pequenos em casa. Até a próxima!
3 Comentários
[…] No texto da Rita Dornelles, ela nos conta como foi ensinar o filho a escrever em português. A Carol Medeiros traz algumas dicas para incentivar a escrita das crianças em português. […]
Gostei muito de conhecer o site! Parabens. Estava procurando livros para dar aulas para crianças,ate agora nao encontrei um bom material.
que bom que nos achou!! Aqui temos uma seção totalmente dedicada ao Português como Língua de Herança e você poderá encontrar muito material, além de indicações de livros na categoria DICAS DE LIVROS. Seja bem-vinda!