Português como Língua de Herança na Finlândia: uma missão familiar, comunitária e humana.
Sou Aurora, faço parte da dupla Frutos do Som, que nasceu em 2013 no Brasil, atuando em escolas públicas e privadas, levando a música, a cultura brasileira, as artes plásticas e eventos culturais.
Em 2015 viemos para a Finlândia, onde iniciamos a pesquisa de PLH na cidade de Turku, onde a realidade era que as crianças filhas de brasileiros falavam pouco ou nada em português.
Incluir, mobilizar famílias e interessados na cultura, na culinária e a comunidade brasileira, levou dois anos de pesquisa.
Hoje, com vivências de artes e ensino doméstico e com influência Montessori, temos grupos de crianças fluentes, bilíngues e até poliglotas.
A língua de herança é direito de toda criança que nasceu fora do país de origem dos pais. Através de comunidades brasileiras em todo o mundo, o PLH vem se tornando comum em organizações educacionais e grupos familiares, que sabem a importância da criança falar o português do Brasil.
Inserir um idioma nunca será uma tarefa fácil de ser realizada por uma só pessoa, o português precisa ser parte do ciclo social da criança.
As famílias passam grande parte do seu dia realizando tarefas. Praticar uma hora ou mais de língua portuguesa diariamente vai enriquecer o vocabulário do seu filho. Por isso, é importante ter grupos de atividades que exerçam essa prática.
O PLH na Educação Infantil
Como facilitadora do PLH na Finlândia através do ensino de artes, auxiliando famílias e vivenciando na prática grupos de língua portuguesa para crianças, venho defender o direito dos pequenos ao idioma e cultura do Brasil. Música, dança, teatro e desenho são formas de comunicação e expressão para toda a humanidade e ferramentas mágicas para inserir o idioma em qualquer idade.
Música
“Adultos nascidos nos anos 80 sabem de 7 a 9 canções populares do Brasil, enquanto a geração dos anos 90 sabe 5 ou menos.” (plh ed.infantil – por Felicia Jennings)
Canções como “A canoa virou”, “Ciranda, cirandinha” e demais brincadeiras de roda, promovem a socialização e a expressão corporal. Brincando, explorando instrumentos, sons e sentidos, o grupo canta e toca livremente canções que atravessam gerações até chegar ao ponto principal: a criança.
Nas vivências de música para bebês e crianças acompanhados dos pais, por exemplo, é possível resgatar a infância e aproximar o vínculo de comunicação e afetividade entre as famílias, além de inúmeros benefícios sobre todo o desenvolvimento infantil.
Toquem e cantem juntos músicas que você ouvia quando criança, não importa se você é desafinado ou sem ritmo, é a sua voz que seu filho gosta de ouvir.
Dança e expressão corporal
Danças populares e ritmos do Brasil para PLH.
“Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós, ela é de todos nós…” (domínio público)
Em grupos de vivências de danças brasileiras para famílias, os pequenos divertem-se com danças onde o “jacaré sacode o rabo” e o “peixe piá voa, roda, pula e manda beijos” com roupas tradicionais e instrumentos específicos.
Cacuriá, coco, maracatu, caroço, dentre muitos outros, carregam consigo uma história cultural na sua coreografia, figurino, brincadeiras e ritmos, que também ensinam sobre dialetos, costumes e culinárias populares.
Apresente músicas e movimentos de danças do Brasil para a criança. Dançar é saudável e ativa a memória musical, corporal e afetiva.

Foto: Arquivo pessoal
Teatro e interpretação
O Saci Pererê, A Sereia Iara e demais roteiros encantam crianças com as suas “falas e frases de efeito”.
Para desenvolver autonomia e aproximar o idioma também é possível as crianças criarem sua própria história e roteiro.
Fantoches, dedoches ou simplesmente sombra. Brinquem com lendas brasileiras ou histórias que você ouvia quando criança!
Artes plásticas
Cores, formas e texturas dão inúmeras possibilidades de aprendizados. As artes plásticas exigem concentração no seu exercício.
Reserve para você e seu filho papel e lápis de cor, enquanto desenham, fale o nome das cores e reproduza no papel.
Faça o mesmo com formas geométricas, letras, números, e o que mais quiser.
Leitura
Leia na sua língua materna sempre!
Enquanto lê, aponte as letras e estimule a leitura.
Escolha livros que contem sobre folclore brasileiro ou que apenas falem sobre o Brasil.
“Muitas famílias passam grande parte do seu dia realizando tarefas.
Praticar uma hora ou mais de língua de herança com o seu filho é/deve ser uma delas. “
Ofereça opções que estimulem a elaboração de frases.
Ex: Use muito ou pouco, grande/pequeno e infinidades como cor, formas e texturas.
“Você quer brincar com o quadrado vermelho?”
“Você quer suco de laranja?”
Troquem cartas/cartões com familiares do país de língua de herança.
Até o mês que vem, quando trarei mais dicas para vocês!
3 Comentários
Adoro esse trabalho do frutos do som, parabéns Aurora.
Obrigada querida Aurora e Leandro do Frutos do Som,! Vocês são nosso luz aqui neste país!
O trabalho de Aurora e Leandro também é importante para a Finlândia, ajuda a entender outras culturas e criar novos contatos. Graças a Aurora e Leandro pelo sucesso do seu trabalho importante!
Markku