Olá, somos o Nosso Canto!
Se pudéssemos descrever o Nosso Canto em poucas palavras diríamos que é uma iniciativa que visa a promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira.
Mas como todos podem perceber, não somos uma caixa fechada e poucas palavras e poucos significados não cabem dentro dessa caixa. Dá uma boa olhada na nossa identidade visual. Viu? Sentiu? Aposto que quase deu para ouvir algo querendo sair de dentro de forma a ganhar o mundo…
Esse é o Nosso Canto, e talvez um bom ponto de partida para nos apresentar seria falar sobre a criação da nossa identidade visual.
Pensando fora da caixa
Ao pesquisar a definição de canto no dicionário, encontramos palavras que coincidem com a ideia que queríamos passar: ponto de convergência; local retirado, recanto; ato de cantar; som emitidos pelas aves para estabelecer territórios.
O nome já comunica muita coisa e a identidade visual ajuda ainda mais. Uma caixa que se abre para novas possibilidades, tipografia acompanhando um traçado que parece ter sido feito à mão e que dá a ideia de movimento, dinamismo e ludicidade.
Quando começamos a criar o Nosso Canto, éramos duas educadoras, e antes mesmo de sair para a luz, uma terceira se juntou a nós. Todo o processo de construção foi feito a muitas mãos e com muito carinho, por gente que é apaixonada por educação e pela língua portuguesa. Cada uma de nós se apoiava nas nossas semelhanças e temos crescido pelas nossas diferenças. Hoje somos uma equipe, de verdade! O Nosso Canto é nosso, do nosso jeito, e “cabe” sim jeitos e experiências diferentes, que venham somar, novos olhares sobre velhas coisas. Transformar. Não é mais do mesmo.
É nosso baú de memórias: de lembranças, cores, cheiros, texturas, sons e vozes. É passado, presente, futuro. É aquilo de mais puro e nobre que carregamos da terra, da nossa terra, do nosso canto, Brasil.
O que e como fazemos?
Nosso sonho é ser ponte. Ponte onde trafega a musicalização e a ludicidade. Que leva e traz relações afetivas positivas unindo brasileiros, descendentes de brasileiros e amantes da língua portuguesa em uma conexão multicultural e plurilíngue. Queremos construir um universo enriquecedor em que a musicalidade, a ludicidade e a protagonização de nossas crianças são colocadas no centro do processo ensino-aprendizagem.
Cultivamos nossas raízes e ancestralidades, mas respeitamos a comunidade na qual estamos inseridos e seus modos, fazeres e dizeres.
E é essa língua portuguesa que emerge desse caldeirão a que chamamos de língua de herança. É esse o português que promovemos no Nosso Canto.
As atividades do Nosso Canto vão desde grupos de mamães e bebês até grupo de adolescentes, temos grupos para todas as faixas etárias e com diferentes propostas, mas todas elas com o objetivo de vivenciar a língua portuguesa e a cultura brasileira.
Conheça também o Raiz Mirim, uma organização belga-brasileira em prol da língua portuguesa
Mesmo as atividades do Nosso Canto sendo predominantemente grupais, nossas crianças são consideradas em sua subjetividade, objetivamos ter um olhar atento às demandas individuais de cada um deles para que possam desenvolver suas potencialidades.
Por isso elaboramos uma entrevista inicial realizada por uma educadora junto à família – vamos na casa de cada criança separadamente. O intuito é conhecer a história da criança, experiências educacionais e linguísticas prévias, assim como esboçar o ambiente lúdico, linguístico e cultural ao qual a criança está inserida. Esses dados são balizadores para o planejamento das atividades.
Nossa forma de atuar consiste majoritariamente por atendimentos semanais em grupo e com a participação de duas educadoras. Os grupos são formados por critérios bem flexíveis de faixa etária e apostamos na riqueza da diversidade para o fortalecimento e crescimento de todos.
Os grupos de bebês até 3 anos são formados pelas crianças e seus pais, ou pelo menos por uma figura parental ou adulto representativo para a criança. Buscamos fortalecer a relação mãe/bebê (ou outra díade representativa do modelo familiar), introduzir e ampliar repertório de músicas e brincadeiras a fim de estimular a língua portuguesa.

Logo Nosso Canto
Os Encontros Lúdicos Musicais
Crianças a partir de 3 anos já participam sem os pais e não há limite superior de idade para participar. O enfoque é a expressão e compreensão em português, com atividades lúdicas e de musicalização. Esses atendimentos, realizados por duas educadoras, são chamados de Encontros Lúdicos Musicais. A musicalização e a brincadeira são um forte motivador para o uso e ampliação das habilidades de fala e compreensão em português.
Todas as crianças matriculadas no Encontro Lúdico Musical são convidadas a participar também do Nosso Canto Coral. A hora e a vez de cantar, tocar, ouvir e silenciar. Uma experiência muita interessante para a meninada.
Buscamos ampliar o acesso a material de leitura em português, e ao final dos Encontros promovemos empréstimo de livros e revistas infantis.
Durante a temporada de Encontros Lúdicos Musicais (cada temporada dura cerca de 2 meses), prevê-se pelo menos dois momentos de encontro entre todos os participantes e seus familiares para uma grande brincadeira em família e apresentações culturais. Afinal é de herança que estávamos falando, certo?
Todas as atividades descritas requerem investimento financeiro para participar. O valor para participar das atividades varia conforme o tipo de atendimento e duração da temporada.
Responsabilidade com a comunidade
Sabemos que pode haver limitação financeira ou de tempo, por isso, propomos algumas atividades gratuitas e que podem ser realizadas em espaços públicos. São elas: Nosso Canto da História, cuja proposta é oferecer contação de história em bibliotecas públicas mensalmente, e, Nosso Canto do Cafezinho, espaço exclusivo para mães brasileiras levaram seus filhos para brincar em ambiente seguro e disponibilizar um momento de troca de informações sobre a maternagem.
O que vem por aí
O Nosso Canto tem tido uma boa receptividade entre os membros da comunidade de Houston e estamos cheios de ideias e muito receptivas a novas propostas. Os próximos passos são as oficinas culturais nas férias escolares e o início das atividades voltadas à leitura e escrita do português.
E as três educadoras do Nosso Canto, quem são?
Beatriz Klavin F. Bezerra é formada em Educação Musical, com especialização em abordagem Orff-Schulwerk de musicalização infantil.
Claudia Amalfi Marques é fonoaudióloga, ludoeducadora e tem formação em Didática do Português como Língua de Herança.
Marina Milhassi Vedovato é psicóloga, mestre em Educação e Saúde na infância e na adolescência.
Fica o convite para nos acompanhar pelo Facebook ou Instagram pelo @falecomnossocanto.
Um abraço e um beijo, um cheiro e um queijo!
5 Comentários
[…] também o Nosso Canto, uma parceria em prol do português como língua de […]
Muito legal esse projeto! parabéns!!
Obrigada Zandra! Um abraço
[…] também o Nosso Canto, parceria em prol do português como língua de […]
[…] Leia mais: Nosso Canto: um novo olhar sobre a promoção da língua portuguesa e a cultura brasileira em Housto… […]