Natal, momento de expressar o amor em português
Olá, pessoal!
Chegou aquele mês quando tudo nos lembra a infância, a nossa casa, a nossa família. O cheirinho delicioso de canela está por todo lado, o corre-corre das pessoas nos shoppings, árvores de Natal espalhadas pela cidade e os anúncios na televisão nos levam de volta no tempo, alguns até nos levam a cantar e a chorar. Pois é, chegou dezembro e com ele o momento mais difícil para quem está longe da família.
Nesta época do ano, com as festividades do Natal, ficamos muito mais sensíveis, como se voltássemos a ser crianças e precisássemos muito do colinho quente e gostoso da vovó ou da mamãe. Tudo ao nosso redor nos remete a lembranças gostosas de lugares, sabores, presentes, pessoas. É tudo mágico e revestido de muito amor.
Longe de casa, parece que o Natal não tem a mesma graça, não é? Mas isso não é verdade! Agora temos as nossas famílias, nossos filhos e parceiros, a nossa própria árvore de Natal enfeitada à nossa maneira. Podemos escolher quais comidas iremos preparar e quais presentes queremos dar. Nossos filhos merecem ter boas recordações como nós mesmos temos e, por isso, eu e você também nos esmeramos em sorrisos e felicidade e contamos empolgados como era quando éramos crianças, pois isso é o mais importante para ajudarmos nossos filhos a serem adultos felizes – cultivar boas memórias.
Podemos aproveitar muito essa época do ano para estreitar a vivência dos nossos filhos com a língua portuguesa. Como vocês sabem, ou imaginam, nós conseguimos falar qualquer língua desde que estudemos e pratiquemos, mas os nossos sentimentos são mais autênticos na nossa língua materna. Quem nunca aqui falou um palavrão em português depois de dar uma topada (não precisa ser um palavrão cabeludo não! Risos), ou quem nunca falou em português “eu te amo” para o parceiro, mesmo antes dele aprender o que isso significa? Pois é, isso quer dizer que nossos sentimentos são melhor expressados na nossa língua nativa.
Nossos filhos podem exercitar essa capacidade de sentir e se expressar em português, mas isso depende de qual valor nós damos para a nossa língua desde que ele ainda estava lá dentro, no quentinho do nosso útero. Sim, eles sentem, ouvem, entendem tudinho que nós falamos e fazemos durante a nossa gravidez. Se, desde sempre o seu bebê te ouviu cantar canções de ninar em português, contar historinhas em português, brincar em português, elogiar em português e se declarar em português, ele terá dentro dele impresso um sentimento muito gostoso e genuíno por esta língua e a usará com você para expressar o mesmo sentimento que sentiu desde sempre.
Leia mais sobre Meu filho fala um idioma que eu não falo, e agora? e Alfabetização em contexto bilíngue
Fora isso, é momento de desejarmos coisas boas para as pessoas ao nosso redor. Não sei você, mas eu ainda envio cartões de Natal para alguns amigos e para a família longe. Acho uma delícia a lembrança dos cartões de Natal que meus avós nos enviavam de Portugal, e os tios da França e da Austrália. Abrir a porta para o carteiro e receber aquele envelope durinho era tão gostoso, e a alegria de ver a letra do meu avô – já que ele morava tão longe e eu demorei tanto para o conhecer pessoalmente – e os primos que escreviam em português, mesmo sendo franceses. Essas lembranças me acompanham desde o momento que eu escolho os cartões que irei enviar até o momento que os ponho no correio. Sempre desejo que o outro lado dessa história receba meu cartão com a mesma felicidade e magia que eu recebia quando criança.
Esse é um ótimo exercício para fazer com seu filho: escrever um cartão de Natal… melhor, criar o seu próprio cartão! Dê ao seu pimpolho papel, tinta, algodão, deixe a criatividade fluir – e a bagunça também, ele só será criança por 1/3 da vida dele, já, já você irá sentir saudades. Estimule-o a colocar seu coração neste cartão. Qual palavra define melhor o seu sentimento para a vovó, para o vovô, os tios e tias, os priminhos? Ai, só de pensar, eu já me emociono!
Escrever em português para a família, e não apenas falar no Skype ou mandar uma mensagem no Whatsapp. Faça com seu filho todo o percurso desde a confecção ou compra do cartão, a escrita do mesmo, o preenchimento correto do envelope, a ida ao correio, colar o selo e colocar na caixa de correio. Aposto que ele irá perguntar todos os dias se o cartão já chegou lá, e ficará muito feliz quando a resposta for positiva.
O contrário também é válido. Peça a seus familiares para escrever cartões de Natal para o seu pimpolho. A escrita passa a ter uma importância diferente, não é só coisa da escola. É muito importante saber ler para poder receber aquele carinho escrito naquele cartão. Eles ficam muito, muito felizes quando a correspondência é direcionada para eles. Vê-los reconhecer o próprio nome no envelope é a coisa mais emocionante que vocês presenciarão, tentem e depois voltem aqui pra me contar.
Existem outras coisas que podemos fazer em português nessa época do ano também. Existem vários filmes de Natal em português, aqui um de exemplo.
Você pode assistir alguns com seus filhos e conversar sobre os filmes depois. Ler alguns contos de Natal, dependendo da idade deles, claro, e depois conversar. Dependendo da idade, você pode propor que eles façam a sua própria história de Natal. Sai cada coisa linda, que vocês nem imaginam.
Procurar receitas natalinas de biscoitos ou outra guloseima qualquer e depois ir para a cozinha com a receita na mão. De novo, deixe que sejam crianças e façam alguma bagunça, um dia você sentirá saudades disso também, palavra da especialista!
É sem dúvida um mês diferente, um momento muito especial para relembrarmos o quanto somos importantes uns para os outros, e como podemos expressar nossos sentimentos de várias maneiras, até sem palavras. Dentro de nós, bem lá no fundinho, é sempre em português.
Desejo a todas as leitoras do Brasileirinhos pelo Mundo um super Natal, cheio de cheiro de comida quentinha saindo do forno, com a árvore de Natal repleta de pacotes e luzes brilhantes. Que o amor seja o recheio de todas as botas na lareira!
Até o ano que vem, pessoal! Tenham todos um 2019 de paz e prosperidade.
Beijinhos.
4 Comentários
Obrigada pelo seu texto, querida. Lindo! Compartilhando-o na página do Facebook da Alliance Brésil-Canada.
[…] Leia também: Natal, momento de expressar o amor em português […]
[…] Leia também: Natal, momento de expressar o amor em português […]
[…] Leia também: Natal, momento de expressar o amor em português […]