Mala de Herança em Dubai.
Buscando caminhos para que o Português como Língua de Herança seja mais difundido e realizado usando diferentes estratégias, em Dubai , além do projeto A Hora do Conto, temos a parceria com a Mala de Herança e oferecemos essa alternativa à comunidade brasileira.
A Mala de Herança é uma iniciativa criada por Andrea Menescal, em Munique, para estimular e fortalecer o vocabulário em português de crianças e famílias que vivem no exterior. Em um sentido amplo, o projeto une os participantes em torno de uma missão: o ensino do Português como Língua de Herança (POLH), por meio de uma literatura de qualidade textual, gramatical e de temas diversificados relacionados ao Brasil e ao país onde a iniciativa é criada.
Em Dubai, o projeto é realizado por pais e educadores que têm o português como língua materna (de herança) e partilham do mesmo anseio em transmitir a língua e a cultura brasileiras aos filhos e às outras crianças residentes nesse Emirado.
Por meio da leitura e do contato entre falantes de português, possibilitar o contato com o universo literário da língua portuguesa, incentivando a expansão do vocabulário, o fortalecimento de raízes brasileiras e a transmissão da cultura vinculada ao idioma.
Como funciona a Mala de Herança em Dubai
Mensalmente, são realizados encontros para leitura e contação de histórias de maneira lúdica e interativa. Os eventos contam com a participação conjunta das crianças e de seus responsáveis.
Com muita criatividade, variando as formas de apresentação do texto, em cada encontro as crianças são expostas a nossa literatura e a nossa maneira bem brasileira de se expressar em texto escrito.
Atividades relacionadas à história lida são feitas com as crianças durante o segundo momento do encontro. Esses momentos são sempre esperados com muita expectativa pelas crianças.
Após a contação da história e das atividades, obras literárias em língua portuguesa são disponibilizadas aos participantes-assinantes, que podem permanecer com os livros até a data do próximo encontro.
Hoje a Mala de Herança em Dubai conta com um acervo com mais de 600 títulos de livros infanto-juvenis.
Funcionando como uma biblioteca, a Mala de Herança em Dubai pode assumir caráter itinerante, promovendo encontros em diversos espaços e com diferentes formatos.
Esse ano, a mala de herança de Dubai foi até os Estados Unidos.
Só precisou uma mala, alguns livros, boa vontade e a crença na importância da língua de herança, para que crianças brasileirinhas de Oklahoma aproveitassem dessa estratégia no ensino da língua.
Uma ideia que temos pensado em desenvolver mais: a mala itinerante!
Como as famílias podem participar
- Como ouvintes: toda família pode vir com os filhos para ouvir, ler e participar das atividades relacionadas à leitura.
- Como assinantes: cada família pode fazer a assinatura semestral. O valor é utilizado para reposição e aquisição de novos títulos.
A assinatura dá direito ao empréstimo de 2 livros por mês, a uma sacola da MALA DE HERANÇA e a um passaporte de leitura, no qual fica registrado o itinerário literário percorrido pelo assinante e onde cada um pode colecionar assinaturas de autores brasileiros.
Para inaugurar a Mala de Herança em Dubai, em abril de 2017, tivemos o prazer de ter conosco o grupo musical Jardim de Cataventos, de Santa Maria, Rio Grande do Sul, formado por Marcelo Schmidt e Camila Borges. São artistas queridos e parceiros na jornada de transmissão do Português como Língua de Herança.
Fizeram apresentações musicais e interpretações de histórias que deixaram crianças e pais em profunda comoção. Momentos únicos. Marcelo Schimmidt, um dos integrantes do grupo, compôs uma música especial para o projeto, chamada Mala de Herança, em seu último livro CD e as crianças de várias Malas de Herança, inclusive as de Dubai, participaram das ilustrações.
Dia 18 de maio de 2017 tivemos nosso primeiro encontro. Neste dia contamos a historia de “Maria Vai Com As Outras” de Sylvia Orthof, para vários olhinhos atentos e encantados. A história ficou marcada na memória de muitas crianças até hoje.
Muitos dos livros que estão dentro da Mala de Herança carregam memórias afetivas dos pais das crianças. Eles revivem histórias que marcaram sua infância e podem contar suas experiências aos filhos. Experiências como esta unem ainda mais os vínculos da criança com as raízes de seus pais. Esse resgate de nossas raízes é que nos inspiram no projeto.
Apenas começamos em Dubai, já tivemos vários outros encontros depois do primeiro, outras lindas e marcantes histórias foram contadas e o nosso desejo é que a Mala de Herança viaje a muitos outros países, levando encantamento às crianças brasileiras.
2 Comentários
Olá, tudo bem? Gostaria de informações com relação a matricula em escolas para crianças brasileiras, se tem ensino publico, particular.. como funciona, valor, horários, conteúdos, em fim.. Tenho um menino de 4 anos e uma menina de 8 meses mas como seria se eu fosse morar em Dubai com eles e meu esposo daqui a 1 ano? Beijos
Olá Paulinne,
Infelizmente a autora deste texto não colabora mais com o BPM-Kids. No momento não temos outra pessoa em Dubai que possa ajudá-la. Pedimos desculpas por não podermos respondê-la. Abraço.