Avaliação na primeira série do ensino fundamental na Alemanha e a língua de herança
No texto anterior relatei a vocês, sobre a avaliação no Jardim de Infância do meu filho mais novo. Neste texto, vou falar da avaliação da minha filha referente à primeira série do ensino fundamental aqui na Alemanha.
Como profissional da área de educação e mãe no exterior, eu tenho escrito aqui na plataforma sobre o estímulo ao aprendizado da língua portuguesa. Não tenho dúvida que este texto vem complementar os outros anteriores. Meu intuito aqui é ampliar nossa leitura sobre o resultado dos estímulos que damos as crianças e com isso a inserção deles na língua de herança.
Como funciona a avaliação
Minha filha tem sete anos, e meu relato está baseado no olhar pedagógico e na fala da professora da Escola Primária. Essa avaliação foi feita na primeira série, e ainda não temos a avaliação da segunda série por conta da pandemia. Quero ressaltar que devido às diferentes legislações que regem cada estado alemão, as instituições poderão valorizar ou referenciar de forma diferente entre si a questão do idioma de herança.
Bem, nessa fase, a observação feita pelo professor, não se centra mais no desenvolvimento socioemocional infantil, como na etapa anterior. O foco é muito mais no desenvolvimento intelectual. Claro que também são observados os aspectos que compõem o desenvolvimento moral, social e físico da criança.
Paralelo entre língua de herança e o processo de escolarização
Minha intenção é ressaltar, através desta avaliação escolar, o desenvolvimento cognitivo infantil de uma criança exposta à língua majoritária e a minoritária simultaneamente.
Para isso, irei relatar alguns pontos que estão relacionados ao desenvolvimento da criança exposta a diversos idiomas. Minha filha é estimulada quanto ao aprendizado da língua de portuguesa em casa. Já na escola, além da alfabetização em língua alemã, também são trabalhadas atividades de compreensão oral em língua inglesa.
Leia também: Desmistisficando esse tal de bilinguismo – parte 1.
Quesitos avaliados
Os pontos específicos e seus resultados estão abaixo. Desta forma é possível entendermos como foi feita a avaliação escolar:
Desenvolvimento na língua majoritária (alemão) – A criança consegue reconhecer devidamente as letras do alfabeto e seus sons. Também consegue reconhecer onde cada fonema se encontra disposto nas palavras apresentadas, seja no início, meio e/ou no fim. Executa a leitura de palavras simples. Reconhece as letras maiúsculas e minúsculas, e as escreve corretamente.
Desenvolvimento da linguagem matemática – Identifica os números e agrupa quantidades a cada 10. Realiza adequadamente a contagem numérica proposta pelo professor e executa operações simples de soma e subtração no espaço numérico até 20.
Desenvolvimento da autonomia e raciocínio – Compreende e executa as tarefas propostas pelo professor para a turma. Trabalha de forma independente e consistente. Inicia as atividades propostas pelo professor de forma rápida e consegue desenvolver tarefas em dupla.
Desenvolvimento moral e social – Segue as regras da turma e se interessa em contribuir com a mesma.
Desenvolvimento da atenção – É concentrada e realiza as atividades de forma independente seguindo as instruções dadas.
Memorização – Consegue falar e repetir rimas, cantar músicas e memoriza a melodia e as letras.
Conclusão da avaliação
Na avaliação, a professora observou que o desenvolvimento estava perfeitamente adequado. Foi ressaltado que os estímulos oferecidos a ela na língua de herança colaboram para o desenvolvimento intelectual na totalidade. Enfatizaram que a língua de herança tem agido como facilitadora para o desenvolvimento linguístico tanto do alemão, quanto do inglês.
Desde que houve interesse em aprender a língua de herança e, isso foi estimulado, todo o trabalho desenvolvido nessa área, também tem trazido desdobramentos positivos para a apreensão do idioma majoritário.
No cotidiano
Já contei em outros textos que minha filha desde o jardim de infância era chamada pelas educadoras para ajudar aos colegas brasileiros recém-chegados que ainda não eram proficientes na língua alemã. Isso acontece até hoje. Sua professora atual continua a estimulá-la neste sentido.
Alice, agora na segunda série, já lê livros infantis em Português e se sente mais a vontade em escrever. Ela adora relatar seu dia a dia aos familiares no Brasil. Nossos grandes aliados são os aplicativos de bate-papo. Além do uso dessas ferramentas especiais, a motivação de contato com a família também funciona como grandes estimuladores para o desenvolvimento da escrita dela.
Leia também: Desmistificando esse tal de bilinguismo – parte II
O olhar da Escola
É muito gratificante saber que estamos em sintonia com a escola. O olhar da professora revelando o quanto a estimulação da língua de herança traz benefícios para o desenvolvimento global infantil e também para o aprendizado da cultura local, faz toda a diferença.
O importante é sabermos que temos o apoio de toda estrutura educacional. Ademais, as avaliações feitas nos dois níveis educacionais têm mostrado que os estímulos promovidos na língua portuguesa estão impulsionando outras áreas do conhecimento.
E você na sua cidade, conta com o apoio da professora e da escola para a promoção do português como língua de herança? Conte-me a sua experiência.