Então minha filha finalmente acabou as provas finais da escola secundária e, por esse motivo, terminou a escola bem antes do que normalmente se termina, quase um mês antecipado. Para a garotada, as férias de verão na Inglaterra, em geral, duram cerca de seis a sete semanas, dependendo da escola. Ou seja, já são bem longas. Imagina o quão longa ficaram as férias de 2019? Cerca de oito semanas! O que fazer com tanto tempo livre e o que acontece nesse período?
Festa de formatura
O primeiro evento do começo das férias é o Prom, ou seja, a festa de formatura da escola secundária. O Prom na Inglaterra me dá a impressão de não ser muito parecido com o americano. Uma das diferenças é que não tem essa coisa do namorado vir buscar a menina em casa, etc. Em geral os pais tiram uma foto com o filho ou filha no jardim de casa… E olha lá.
A festa geralmente acontece na segunda metade de junho, depois que todos já fizeram os exames de GCSE. E uma super festa, em geral num hotel bem bacana, com comida, música e a regra diz que é sem álcool. Muitas vezes tem as festas que continuam depois do Prom também.
Muitos alunos/pais se organizam e alugam limousines para buscar os adolescentes em casa e assim eles chegam na festa em alto estilo – dependendo do bolso de cada um. A mesmo coisa acontece em relação aos vestidos e ternos. Tem quem gaste os tubos e tem quem compre nas lojas mais básicas tipo H&M.
O limbo
Nesse período, muitos alunos vivem uma espécie de limbo. Alguns continuarão a fazer 6th form (para saber mais sobre, leia este outro artigo ) na mesma escola secundária que frequentaram, mas outros irão para colleges (colégios de ensino médio) e escolas técnicas completamente diferentes. Fica aquela sensação de não se saber ainda o que esperar, o que vai acontecer. Rola, sim, uma certa ansiedade.
O legal é que muitos colégios e escolas organizam um “taster day” (dia de experimentar) ou seja, um dia em que os alunos que irão começar o curso em setembro, vão lá em julho para fazer um reconhecimento do local e ver quem são os outros alunos que estudarão lá também, além de conhecerem alguns professores.
Leia também: As (longas) férias escolares na Espanha
Isso é uma coisa bem legal e que na minha experiência funcionou bem. Minha filha me pediu pra levá-la e entrar com ela no prédio, pois estava um pouco insegura, não tinha ideia do que esperar. Vimos outros alunos com mães ou pais na mesma situação, mas assim que entramos ela imediatamente virou pra mim, naquele tom totalmente 16 anos, e me informou que agora que já estava dispensada. Típico, né?
Na volta simplesmente pegou o ônibus com duas meninas que conheceu e acabaram dando uma volta juntas. Tudo de bom. Ou seja, o começo em setembro já ficou mais fácil.
O primeiro trabalho
Para muitos adolescentes, esse é o primeiro momento em que vão em busca do seu primeiro trabalho de verão. O legal na Inglaterra, é que não é necessário trabalhar todos os dias. Muitos lugares te dão a opção de trabalhar apenas alguns dias por semana, ou seja, o adolescente ainda pode ter vários dias para encontrar com os amigos ou simplesmente para fazer o que quiser. Minha filha, por exemplo, conseguiu um emprego num café no qual ela trabalha dois dias por semana. Ela faz um pouco de tudo, desde lavar louça, limpar a geladeira até fazer sanduíches, cortar legumes, preparar café e receber pagamento.
Num primeiro momento até torceu o nariz, mas assim que recebeu o pagamento tudo valeu a pena!
O que é permitido
Segundo a legislação inglesa, jovens de 15 e 16 anos só podem trabalhar um máximo de 35 horas por semana durante o período das férias, sendo um máximo de 8 horas por dia de segunda a sábado, e máximo de duas horas aos domingos. Esses jovens também não podem trabalhar em fábricas e nem começar antes das 7h da manhã ou terminar depois das 7h da noite.
Os festivais
Uma outra coisa super comum aqui na Inglaterra depois da escola secundária é os alunos se organizarem para assistirem os famosos festivais de música. Eles em geral não são baratos e duram cerca de 3 a 4 dias. Vai de cada pai e mãe, têm os que deixam e os que não deixam. Como em qualquer lugar do mundo, vai rolar bebida alcoólica e drogas. Não vou entrar em discussão aqui, apenas dar a minha opinião. Aos 16 anos, você já ensinou tudo que podia para o seu filho, o que é certo, o que é errado, o que deve e o que não deve ser feito, ou seja, você lhe deu todas as ferramentas necessárias para fazer boas escolhas. Agora é com ele.
As férias propriamente ditas
Atenção pais! Aproveitem pois essas podem ser umas das últimas férias que seus filhos queiram passar com vocês! Tem muito adolescente que já se organiza e vai viajar sozinho com os amigos e não que mais saber de viajar com a família. Para minha sorte, minha filhota ainda curte viajar conosco então é mais um ano pra aproveitar!
Os resultados do GCSE
No final de agosto, saem os resultados do GCSE e é um momento de muita expectativa tanto para os alunos quanto para os pais. Nessa data, todos os alunos devem ir até a escola num determinado horário para buscar os resultados das provas.
Confesso que estou ansiosa por esse dia e imagino que minha filha também pois a entrada dela no college depende dessas notas. Mas agora não há mais nada a ser feito, somente aguardar e torcer para que dê tudo certo.