Um dos desafios de morar fora é se adaptar com a alimentação. Pode ser difícil mas pode ser também bastante divertido. Provar novos sabores, novas formas de cozinhar os alimentos é também um jeito de descobrir os costumes locais. Hoje quero falar sobre alimentação na Holanda. Está curioso? Continue lendo!
A alimentação na Holanda e a culinária
Antes de falar da alimentação das crianças, tenho aqui algumas impressões sobre a culinária holandesa em geral. Eles são, para começo de conversa, bem práticos. Já no supermercado é bem fácil encontrar refeições semi prontas só para assar. Tem saladas inteiras embaladas e pacotes com ingredientes exatos e necessários para fazer sua própria sopa ou risoto. Mas nada de comida quente tipo arroz e feijão na hora do almoço!
Na maioria das vezes, eles são saudáveis (será que eu esqueci que aqui é a terra da batata frita?) e existem mercados de frutas e verduras frescas por toda parte. Comem bastante pepino e cenoura como lanche e em Amsterdam tem bastante opção de restaurante e café vegano.
Leia também A escola primária na Holanda
Muitas pessoas dizem que não há uma culinária holandesa típica. Eu tenho que concordar. Mas morando aqui, vejo que eles têm alguns pratos principais como o stamppot (purê de batatas e outro vegetal tipo cenoura acompanhado de linguiça), torta de maçã e kroket (massa empanada frita recheada com carne ou camarão). E adoram uma sopa.
Sobre as refeições das crianças
Confesso que antes de morar na Holanda meus conhecimentos sobre a alimentação daqui resumiam-se a queijo e stroopwafel, aquele biscoitinho tipo waffle recheado com caramelo. Morar em Amsterdam não me deu uma visão muito real do que os holandeses comem, porque a cidade é super multicultural e eu achava as batatas fritas e os croquetes mais turísticos do que parte da cultura local.
Então mudamos para uma vila no sul do país e hoje em dia convivemos de perto com nossos vizinhos e com a escola dos meus filhos. Agora sim eu tenho uma ideia melhor sobre a alimentação na Holanda.
Café da Manhã
O café da manhã costuma ser uma refeição rápida, as crianças têm que estar na escola cedo e os pais saem para trabalhar. Nessa hora se come uma fatia de pão que geralmente é integral ou multigrãos com manteiga e chocolate granulado, o famoso hagelslag. Também vai no pão geléia de maçã ou manteiga de amendoim. Cereais como granola com frutas e leite são outra escolha popular.
Almoço
Não é costume almoçar aqui na Holanda como fazemos no Brasil. E ninguém volta para casa para comer nessa hora: os adultos comem no trabalho e as crianças na escola. Na primeira reunião que tive na escola da minha filha mais velha, as professoras foram categóricas: para o almoço os alunos comem um sanduíche, nada que precise esquentar nem que precise talheres. Eu faço sanduíche de presunto e queijo com manteiga ou creme de queijo ou sanduíche de geléia de morango com queijo. Ela viu um dos amigos levando e quis fazer igual! Mando também tomate cereja que é fácil para comer, cenoura picada ou pepino. Algumas crianças levam pequenas salsichas ou um enrolado assado recheado com carne, um sanduíche típico da região onde moramos, a Brabante do Norte.
Jantar
Os holandeses jantam cedo, por volta de 17h30 e 18h. As crianças precisam estar cedo na cama. Essa refeição é quente e feita em casa. Sempre batatas cozidas, outro legume e carne ou salsicha. O jantar é fácil e rápido, sem muitas técnicas. Sopa de ervilha e lentilha são super comum nos dias frios. Aqui também entram as famosas panquecas holandesas regadas com um melado e açúcar refinado. As crianças adoram as poffertjes, versão menor da panqueca tradicional, também servidas com açúcar e creme.
Projetos em prol da alimentação saudável
A escola onde meus filhos estudam participa de dois projetos que incentivam a alimentação saudável. Vou contar um pouco sobre eles aqui.
O projeto Nationaal Schoolontbijt ou Café da Manhã Nacional na Escola
O Projeto Café da Manhã na Escola é uma iniciativa do governo que disponibiliza café da manhã para todos os alunos da Holanda uma vez por ano, em novembro. As escolas precisam se cadastrar para participarem da ação. As crianças não comem em casa como de costume e tomam o café na sala com os amigos e professores. É um incentivo a alimentação saudável e a importância do café da manhã tanto para os alunos como para os pais. Recebem também um livreto com informações e dicas de como preparar um café gostoso e ao mesmo tempo que faça bem à saúde.
O projeto European School Fruit ou Frutas na Escola
De acordo com o site oficial, o programa Frutas na Escola encoraja crianças a comer frutas e vegetais juntos na sala de aula. As escolas que se inscrevem e participam recebem 3 porções de frutas e vegetais para todos os alunos, toda semana, por 20 semanas. Quem financia o projeto é a União Européia.
A Holanda participa do EU School Fruits há 10 anos e os principais objetivos são: estimular o consumo de frutas e vegetais na escola; ensinar bons hábitos alimentares e promover o mercado de frutas e verduras.
Os professores avaliaram o projeto e concluíram que os estudantes começaram a levar frutas para o lanche na escola mesmo depois do término da campanha. Indicaram também um fator importante: as crianças agora conhecem uma variedade maior de frutas e vegetais e sabem mais sobre alimentação saudável.
A Carol Medeiros cont mais sobre outro projeto holandês – o Lekker Fit, que incentiva a alimentação saudável na infância nesse texto aqui.
A minha experiência em relação a alimentação dos meus filhos na Holanda tem sido muito boa. No dia a dia, vejo que os supermercados, a escola e o governo fazem um bom trabalho em direção a bons hábitos alimentares. O meu preconceito de que nos Países Baixos só se comia batata, pão e queijo, que na verdade eu adoro, foi por água abaixo!
Você já teve alguma experiência parecida morando fora do Brasil? Conte para a gente nos comentários!
2 Comentários
[…] Leia também: Alimentação na Holanda: o que as crianças comem? […]
[…] Leia também: Alimentação na Holanda: o que as crianças comem? […]