O custo da alimentação de um bebê em Chicago.
A Introdução Alimentar (IA) é uma fase muito gostosa da maternidade e eu, que sempre gostei de cozinhar, esperei com muita ansiedade por esse momento. Assim que me mudei para os EUA, trabalhei como babá para duas famílias e cuidei de dois bebês. Participei da IA de ambos e lembro que no início, eles comiam aquelas papinhas prontas vendidas nos supermercados. Essa decisão sempre me pareceu algo comum dentro da realidade das famílias americanas, e apesar de planejar fazer diferente quando me tornasse mãe, nunca questionei ou sugeri outro método, pois acredito que cada família sabe o que é melhor para a sua rotina e o seu bebê. A verdade é que ambos os bebês cresceram saudáveis e, aos poucos, começaram a comer “comida de verdade”.
Aqui nos EUA, a IA é autorizada a partir dos quatro meses de idade, mas muitos médicos recomendam que se inicie o processo quando a criança faz seis meses de vida. Como já havia criado uma certa expectativa de como iria introduzir os alimentos ao meu filho, venho cozinhando sua comida desde o início. Eu nunca tinha dedicado o meu tempo a pesquisar se, financeiramente, havia alguma diferença entre cozinhar os alimentos em casa e comprar papinhas prontas no supermercado. Por esse motivo, a minha intenção com esse artigo é exatamente essa: compartilhar o custo da alimentação de um bebê e descobrir se as papinhas prontas, apesar de mais práticas, são mais caras. Lembrando que moro em Chicago, uma cidade com o custo de vida relativamente alto (não tão caro como Nova York e Los Angeles, mas ainda assim considerado alto).
A metodologia
Para fazer essa comparação, selecionei os 5 alimentos mais comuns, tanto aqui quanto no Brasil: banana, maçã, batata doce, abacate e brócolis. Fui então ao supermercado Jewel. Se comparado com outros supermercados, como por exemplo o Whole Foods (de longe, o meu supermercado favorito), o Jewel é relativamente mais barato. Em termos de mercado e público-alvo, o diferencial do Whole Foods está principalmente na oferta de produtos orgânicos. O Jewel também possui uma sessão de orgânicos, mas a forma como as duas empresas se posicionam no mercado é bem diferente.
Leia também Itens essenciais para o enxoval do bebê
Sempre que é possível, escolho produtos orgânicos, mas estou sempre aberta às possibilidades. Se vou no Jewel e não encontro banana orgânica, por exemplo, compro a banana “normal” mesmo. Além disso, é importante ressaltar que, aqui nos EUA, as medidas são feitas em pounds (libras) e 1 pound corresponde a 450 gramas aproximadamente (super confuso, eu sei).
Frutas e verduras
Segue o valor da compra que fiz no Jewel e o valor de cada ítem:
Brócolis: $2.55 (Preço: $1,99/pound)
Bananas: $0.60 (Preço: $0,29/pound)
Batata Doce: $4,24 (Preço: 1,69/pound)
Maça orgânica: $5,41 (Preço: $2,99/pound)
Abacate: $3 (Preço: $1,50 a unidade)
Total da compra: $17,38 dólares
Considero que essa compra duraria em torno de cinco dias, considerando três refeições por dia. Em geral, a maçã e a batata doce eu preparo antecipadamente. Com a maçã, eu faço apple sauce: cozinho a maçã no vapor, bato em um liquidificador mixer de mão (mas pode amassar também) e congelo em forminhas de gelo de silicone (uso as forminhas da marca WeeSprout). No início, fazia a mesma coisa com a batata doce (congelava em forminhas de gelo), mas agora já tenho oferecido a batata doce cozida em cubinhos. Como meu bebê vai para a daycare duas vezes por semana, é ideal termos alimentos pré-prontos e congelados para levarmos pra lá. Em geral, o brócolis eu cozinho no vapor e ofereço em pedaços. A banana e o abacate eu simplesmente descasco quando vou oferecê-los.
Papinhas prontas

Foto:Arquivo pessoal
O preço das papinhas prontas varia de acordo com o supermercado e a marca do produto. No Jewel, a papinha da Gerber é vendida por $1,49 dólares cada. Existem marcas mais baratas, porém para essa análise vou considerar a papinha mais cara. Considerando que uma jarrinha é consumida por refeição e levando em consideração o mesmo cenário (cinco dias, três refeições por dia), o valor total é de $22,35 dólares mais 10% de imposto, ou seja, o custo para alimentar um bebê por cinco dias comprando papinhas prontas é de aproximadamente $24,58 dólares.
Conclusão
Bom, a partir destes dois cenários fica fácil concluir que apesar de facilitar o dia a dia, financeiramente sai mais caro comprar papinhas prontas, pelo menos aqui em Chicago. Apesar disso, ao optar por cozinhar a comidinha do seu bebê, é preciso levar em consideração o tempo necessário para o preparo e para as idas ao supermercado, que serão obviamente bem mais frequentes.
Pra mim, o esforço de oferecer ao meu filho alimentos que eu mesma cozinho vale a pena. Como toda experiência nova que a maternidade traz, o início foi um pouco desafiador devido à quantidade de informação disponível (a gente encontra qualquer coisa no Google mesmo). Os dois maiores desafios pra mim foram: saber o que oferecer e encontrar tempo pra conseguir preparar a comidinha com antecedência, mas confesso que esses desafios passaram bem rápido.
Hoje, com 10 meses, meu filho come praticamente as mesmas coisas que nós comemos. Em geral, preparo o nosso jantar, por exemplo, sem utilizar o sal. Quando está pronto, separo em potinhos a comidinha dele (geralmente o jantar e o almoço do dia seguinte), e depois tempero o restante com um pouco de sal. A vantagem é que, indiretamente, nós começamos até a consumir menos sal aqui em casa.
2 Comentários
[…] Leia também: O custo da alimentação de um bebê em Chicago […]
[…] Leia também: O custo da alimentação de um bebê em Chicago […]